Nutrição

SOBRE RAÇÃO SECA

"Em geral, quanto mais barata é a ração, menos produtos de origem animal entram nela, por serem mais caros do que seus “similares” vegetais. E rações para gatos que contenham excesso de carboidratos predispõem à obesidade (o carboidrato não aproveitado é armazenado como gordura), o que favorece o surgimento de diabetes e problemas hepáticos bastante sérios, como a lipidose hepática (ou “fígado gorduroso”). Além disso, a presença massiva de vegetais torna a urina do bichano mais alcalina, o que pode causar cistites e formação de “plugs” (tipo de cálculo urinário) que obstruem a uretra"
Como escolher a melhor ração para o meu gato - parte 1

____________________


SOBRE RAÇÃO ÚMIDA

"Existe muita desinformação a respeito das dietas úmidas para gatos. Muitos pré-conceitos. Fora do Brasil, rações úmidas para gatos são tidas como as melhores opções. Mas por aqui ainda são um tabu danado.
(...)
Nossos gatos descendem de pequenos felinos do deserto africano que, sem acesso regular a fontes hídricas, evoluíram para aproveitar os 60-70% de água naturalmente presente nos corpos das presas. E essa adaptação não mudou significativamente no gato doméstico. Estudos indicam que gatos alimentados exclusivamente com rações secas não percebem que estão desidratados com a mesma eficiência com que os cães percebem. Ou seja, é possível que felinos que vivem à base de grânulos não ingiram água em volume suficiente para compensar a falta de umidade da ração seca. Esta é uma das teorias que explicaria a elevada prevalência de doenças crônicas do trato urinário inferior nos gatos de hoje em dia"
Como escolher a melhor ração para o meu gato - parte 2

▪▪▪

"I would much rather see a cat eat any canned food versus any dry food - regardless of quality level of the canned food. This includes Friskies, 9-Lives, Fancy Feast, etc." - Lisa A. Pierson, DVM

▪▪▪


____________________


SOBRE NUTRIÇÃO FELINA EM GERAL 
(o que gatos podem ou não comer, a importância da água na alimentação, etc)


"Os gatos precisam ser estimulados a ingerir água. Devemos reconhecer de que maneira nosso gato gosta de tomar água: água corrente, no box do banheiro, em vasilhas grandes, etc. É importante deixar água sempre limpa, fresca e à vontade. Além disso pode-se fornecer diariamente uma porção  de ração úmida (lata ou sachet), que contém alto teor de água e é pouco calórica. Essas condutas favorecem a hidratação do paciente e ajudam a prevenir doenças renais e urinárias"

▪▪▪

"Gatos muito restritivos em sua alimentação provavelmente não foram apresentados a outras formas de alimento até os 6 meses de idade, apresentando uma aversão a alimentos diferentes (neofobia). Já os gatos com dieta variada nesse período tendem a demonstrar interesse em alimentos novos (neofilia), ou seja, estão dispostos a experimentar dietas diferentes. Isso pode ser decisivo na introdução de dietas terapêuticas, por exemplo.
Os gatos adultos fazem de 9 a16 refeições ao longo do dia, por isso a alimentação deve ser feita à vontade. A ingestão de água é um tópico muito importante, já que alguns animais param de beber se a água estiver suja ou a vasilha não for adequada. Os gatos naturalmente preferem água corrente, pois é uma água que não retém impurezas, como a água parada, por isso o sucesso das fontes para gatos"
"Não é nenhum segredo que a maioria das pessoas tem o hábito de acrescentar alimentos à ração de seu peludo, sem maldade; aquele famoso “franguinho sem sal, cozido na água”. Porém, sem o devido conhecimento, podemos causar desbalanços nutricionais que levarão a problemas de saúde, como alergias, obesidade e distúrbios urinários e intestinais nos pets a médio e longo prazo.
Veja abaixo os alimentos que podem ser utilizados e os que devem ser evitados para um adequado “enriquecimento” da dieta comercial"

▪▪▪


▪▪▪

"Não existe o menor problema em dar iogurte para cães ou gatos. Ao contrário. Eles fazem muito bem para a flora intestinal"
▪▪▪


▪▪▪


▪▪▪

____________________



▪▪▪

Sites voltados para alimentação natural, mas com muita informação interessante sobre nutrição felina em geral: