Critérios para adoção

Ter redes de proteção em todas as janelas é essencial, mas não é tudo. LEIA A PÁGINA TODA COM ATENÇÃO para saber se você atende às exigências do blog!

Exigências BÁSICAS (e inegociáveis):

Os gatos anunciados no blog somente serão doados para quem mora em apartamento com todas as janelas teladas! (telas fixas, não removíveis)
* Basculantes, varandas/sacadas também precisam de redes de proteção!
** Os gatos anunciados no blog NÃO serão doados para quem mora em casa (para saber o porquê, clique aqui).
Para saber mais sobre a importância das telas, clique aqui.
Para conhecer os riscos que um gato corre quando tem acesso à rua, clique aqui.

Todos os candidatos deverão passar por uma breve entrevista, que pode ser por email, mensagem privada/chat no facebook ou whatsapp.

O  animal adotado será levado até a casa do adotante pelo doador (para confirmar a segurança do local).
(Apenas Niterói e alguns bairros da cidade do Rio de Janeiro. Ficam de fora a Região Serrana e Região dos Lagos. Não serão enviados gatos para outros Estados)

O adotante terá que assinar um Termo de Responsabilidade comprometendo-se a não repassar o animal para terceiros sem o consentimento do doador.

..........................................................................................................................................

* Educação e bom humor durante a entrevista também contam pontos! ← esta página tem todas as dicas para que o candidato perceba se tem chance ou não de adotar um dos gatos anunciados no blog, quem insiste e é rejeitado não precisa perder a compostura, já que gato para adoção, infelizmente, não falta no Rio. Vamos nos tratar com civilidade durante todo o processo e deixar nossas mães orgulhosas da educação que nos deram, ok? ;)

Atenção! Usem o email pessoal para entrar em contato. Já tive problemas com pessoas se passando por outras e acho bastante suspeito quem não "existe" no mundo virtual e usa email fake para tratar de um assunto tão sério. Será ignorado o email que não gerar resultado nenhum em buscas no google. Ou, melhor ainda, entrem em contato pelo facebook!

..........................................................................................................................................

O adotante que todos os gatinhos merecem...

- conhece e pratica a GUARDA RESPONSÁVEL

- cria seus animais como membros da família (com todos os mimos e o respeito que merecem)

- não economiza com segurança (deixou a basculante sem tela? Não comprou caixa de transporte? Não abre mão das plantinhas ornamentais tóxicas? Nem perca seu tempo enviando email!)

- não economiza com alimentação (compra a ração "mais em conta"? Acha ração úmida "muita cara"? Tsc tsc tsc...)

- não economiza na hora de escolher o Médico Veterinário (o MV deve ser escolhido pela competência, nunca pelo preço da consulta ou por comodidade (atender em domicílio/perto de casa)
*darei sempre preferência para quem leva seus gatos em VETERINÁRIOS ESPECIALISTAS EM FELINOS!
Lista de veterinários especialistas em felinos em várias cidades do Brasil

- se preocupa em enriquecer o ambiente de seus bichanos (nunca ouviu falar em enriquecimento ambiental? :O )

- é bem-informado sobre o mundo felino em geral (ter bicho não é só fazer carinho e encher o pote de ração, é ESSENCIAL LER sobre saúde, comportamento, manejo e enriquecimento ambiental. Só não se informa quem não se importa o suficiente)

..........................................................................................................................................

Tipos de adotantes que nenhum gatinho merece...

tipo sem noção - entra em contato se achando um "presente divino" e tem chilique quando "descobre" - pq não lê NADA antes de enviar email - os critérios rígidos do blog para doar "um simples vira-lata"

tipo preguiçoso - troca a competência e a qualidade pela comodidade, ou seja, leva os gatos a qualquer clinicazinha perto de casa ou confia em qualquer porcaria com CRMV que atende em domicílio

tipo mesquinho - escolhe o veterinário pelo preço da consulta e não pela competência; compra a ração mais barata que encontra no supermercado, sem levar em conta a qualidade, mesmo a situação financeira permitindo pagar por um produto melhor. Tudo relacionado aos animais de estimação é considerado "caro" (quase não compra brinquedos, arranhador e caixa de transporte são das marcas mais vagabundas possíveis, fonte de água corrente nem pensar!)

tipo pseudorresponsável - pratica a GUARDA RESPONSÁVEL pela metade. O erro mais comum é telar apenas algumas janelas do apartamento, mas deixar de fora as da cozinha, banheiro, área de serviço e/ou varandas/sacadas para economizar uns trocados, não "dificultar" a limpeza (!!) ou não "atrapalhar" a vista O_o

tipo egoísta - tem situação de vida/financeira completamente instável, mal sabe como estará no próximo mês, mas insiste em juntar um animal indefeso à corda bamba. Não pensa no bem-estar ou futuro do animal, apenas em satisfazer sua vontade de ter um AGORA

tipo desinformado - parece viver numa caverna em plena era digital, absolutamente desinformado sobre TUDO que envolve gatos. Não sabe identificar início de doenças ou como prevenir nenhuma delas, não entende nada de manejo, nutrição, comportamento da espécie ou enriquecimento ambiental (preguiça de ler/aprender é algo que eu desprezo profundamente)

tipo fútil - decide adotar apenas pela cor dos pelos/olhos. Não importa que o gato seja negativo para FIV/FeLV, seja alimentado com ração superpremium, seja atendido por veterinária especialista em felinos, tenha um temperamento maravilhoso, só importa sua aparência (argh!)

tipo ogro - seco e monossilábico nas respostas, demonstra total má vontade durante a entrevista e tem um verdadeiro chilique quando é rejeitado. Ora, se entrou em contato, é porque quer levar para casa um animal saudável, extremamente bem-cuidado e socializado, então se comporte de forma civilizada! Se acha os critérios de doação "exagerados", vá resgatar um gato direto da rua! O que não falta no Rio de Janeiro, infelizmente, é animal abandonado. :(

..........................................................................................................................................

CONTATO: adote1miau@gmail.com

..........................................................................................................................................