Guarda responsável


Será que você é um guardião responsável? Veja o que é necessário:

CASTRAÇÃO – pessoas responsáveis e bem informadas castram seus animais. A castração não evita “apenas” ninhadas indesejadas, mas aumenta a expectativa de vida do seu peludo, previne tumores e doenças no sistema reprodutor. Leia mais:
Castração precoce
Castrar é pilar fundamental da posse responsável 
Piometra
Piometra (foto de um útero de gata doente ao lado de um sadio - sim, o sadio é aquela coisinha minúscula ali no canto! E pensar que você pode evitar isso com uma simples castração, né?)

• LUGAR DE GATO É DENTRO DE CASA – pessoas civilizadas e sensatas não criam seus animais largados pela vizinhança. Dono responsável mantém seus animais protegidos dos perigos das ruas (atropelamentos, envenenamentos, maus-tratos, doenças graves, etc).
Gatos que não têm acesso à rua vivem mais e melhor
Como telar o muro da sua casa

• TELAS NAS JANELAS - quem mora em apartamento deve instalar redes de proteção em TODAS as janelas/basculantes/sacadas/varandas. Gatos caem e morrem e, acredite, não têm 7 vidas.
A importância das redes de proteção
Telas nas janelas!
Por que mamãe não colocou telas nas janelas? Olha o que aconteceu comigo!
Janelas basculantes podem e devem ser teladas
Obs: apartamento térreo também precisa de telas, neste caso para evitar fugas!

CAIXA DE TRANSPORTE - gatos jamais devem sair de casa sem que estejam seguros dentro de uma caixa de transporte! Não importa se o animal é manso, se "foi acostumado desde pequeno", "adora" passear de carro ou se o veterinário atende em domicílio. A caixa de transporte é um item essencial para quem tem gatos. Se você ainda não possui uma, trate de comprar já!

ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADEé o cuidado mais básico. Não seja mesquinho, ofereça a melhor ração que puder comprar (inclusive úmida, superindicada para aumentar o consumo de água dos gatos!), sempre em sacos fechados e nunca a granel! A saúde do seu bichano agradece!

ATENDIMENTO VETERINÁRIO - quem decide criar um animal precisa ter condição financeira para bancar atendimento veterinário sempre que necessário (SEMPRE. Não importa se é começo, meio ou final do mês!). Escolha o veterinário pela competência e não pelo preço da consulta! E nunca, NUNCA medique seu gato por conta própria, seguindo conselhos de "achistas virtuais” ou vendedores de pet shop. Pessoas responsáveis não brincam com a saúde de seus animais!
A vida do seu gato está nas mãos de um bom veterinário? (inclui lista de especialistas em felinos)

CUIDADOS DIÁRIOS – cuidar de um animal é muito mais do que encher o pote de ração. Escovação dos pelos, limpeza diária das caixas de areia, renovação da água dos potes, assim como atenção e brincadeiras, são indispensáveis. Falta de tempo ou cansaço não é desculpa para NEGLIGENCIAR o animal que você DECIDIU criar.

ABANDONAR JAMAIS - gatos podem viver mais de 15 anos (alguns passam dos 20 anos!) e não são objetos descartáveis. Adoção é um compromisso sério que deve durar toda a vida do animal. Pense nisso ANTES de adotar.
_____________________________________________
basedo no texto "O que é posse responsável?" do site Adote um Gato (que mudou de nome e agora se chama Resgatinhos , mas o link direto para o texto sobre posse responsável eu não consegui encontrar no novo site)